George Orwell


Pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, cidade de Mothiari, Índia. Sua mãe tinha ascendência francesa e seu pai trabalhava para o império britânico. Eric cursou a prestigiada Academia de Eton onde se destacava como bom aluno. Assíduo leitor de escritores como Dickens e Zola, tornou-se critico ferrenho de qualquer tipo de totalitarismo.

"Quando me sento para escrever um livro, não digo para mim 'vou produzir uma obra de arte'. Escrevo porque existe alguma mentira para ser denunciada, algum fato para o qual quero chamar a atenção, e penso sempre que vou encontrar quem me ouça." (Geroge Orwell)

Algumas de suas experiências pessoais serviram de base para muitos livros, como o tempo que trabalhou em Burma, atual Myanmar, assumindo um posto na polícia do império que culminou no romance “Dias na Birmânia”. Já na obra “Na Pior em Paris e em Londres”, Orwell relata o período onde pôde sentir na pele a miséria e a desigualdade quando trabalhador de uma fábrica em Paris e depois em Londres como professor em uma escola primária.

Inicialmente adepto das ideias do comunismo, se decepciona com os rumos tomados e chegava mesmo a dizer que o regime soviético havia traído a Revolução de 1917.

É vencido pela tuberculose contraída anos antes, e vem a falecer em 1950.

É um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949).


Fonte:
www.infoescola.com/escritores/george-orwell
www.companhiadasletras.com.br/autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank