Margaret Atwood

Margaret Eleanor Atwood, nascida em 18 de novembro de 1939 é uma escritora canadense que viu seu livro O Conto de Aia lançado em 1987, voltar a ser assunto e com destaque, coincidência ou não, após a eleição de Donald Trump.

Com múltiplos prêmios literários, é uma escritora de livros identificados como feministas e de ficção cientifica. Entre suas ótimos análises acerca disso ela informa preferir que sua obra seja considerada ficção especulativa a ficção científica. "Em ficção científica tem monstro e naves espaciais; ficção especulativa poderia realmente acontecer." Para ela, a diferença entre ficção científica e especulativa é que a primeira nós ainda não podemos fazer. A Segunda, são assuntos que estão a nossa frente, acontecendo.

E sobre a questão feminista, Atwood acredita que o rótulo só pode ser aplicado a escritores que conscientemente trabalham na moldura do movimento feminista. Disse ficar na ponta dos dois extremos. Ela acredita que mulheres não devem ser vistas como inferiores aos homens, mas também não merecem ser vistas com preconceito por escolher ter filhos e um marido.
No campo dos prêmios, podemos citar o premio Arthur C. Clarke Award  por O Conto de Aia, Vulgo Grace de 1996 foi vencedor do Giller Prize e o Assassino Cego ganhador do Booker Prize.
Suas poesias e contos também foram agraciados com prêmio de renome como Governor General's Award e Prêmio St. Lawrence.

Alem dos diversos prêmios literário e reconhecimento mundial, Margaret Atwood é profundamente valorizada em seu país natal, recebendo a Ordem do Canadá (mais alta distinção do país)  e incluída na calçada da Canada's Walk of Fame de Toronto.

Fonte
www.wikipedia.org
www.margaretatwood.ca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank