Alexandre Dumas Filho

Alexandre Dumas Filho nasceu em 27 de julho de 1824 em Paris na França filho do famoso romancista Alexandre Dumas (autor de O conde de Monte Cristo, Os três mosqueteiros, entre outros) e uma costureira chamada Marie-Catherine Labay. Assim como seu pai, foi um exímio escritor de renome mundial.

Alexandre foi filho ilegítimo, só sendo reconhecido anos após seu nascimento. Há teorias que explicam o sofrimento de suas personagens femininas como um reflexo do que vivenciou com sua mãe, quando foram separados para que ele fosse viver com o pai.
Alexandre pai permitiu que filho desenvolvesse suas qualidade literárias colocando-o em internatos para os estudos. Nestes internatos sofreu na mão dos colegas ao ser chamado de bastardo constantemente. Além de filho ilegítimo, Alexandre Filho era também decente de um nobre francês e uma mulher negra, o que aumentava os sofrimentos infringidos e influenciaria profundamente seus pensamentos, comportamento e obra.

Além de estudar, Alexandre pai permitiu ao filho a oportunidade de viver na elegante sociedade parisiense frequentando teatros, cafés literários e saraus. Em meio aos acessos a ambientes luxuosos e elegantes da alta sociedade, conheceu Marie Duplessis, uma cortesã famosa com quem se envolveu e que serviu de inspiração para o livro A Dama das Camélias, ao qual é considerado um romance autobiográfico. Dumas Filho é responsável por outras obras respeitadas no meio, porem com A Dama das Camélias, escreveu seu nome para sempre na eternidade literária.

“As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram.” Alexandre Dumas Filho

Fonte:
https://seuhistory.com
https://pt.wikipedia.org
http://www.lpm.com.br/site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank