Margaret Mitchell

Margaret Mitchell, nascida em novembro de 1900 na cidade de Atlanta, era filha de Eugene Muse Mitchell, diretor da Sociedade de História de Atlanta envolvido em questões culturais da cidade onde moravam e Mary Isabell "May Belle" Stephens, católica devota descendente de irlandeses. Cresceu ouvindo histórias sobre a Guerra de Secessão contadas por seus parentes e por veteranos confederados. Ao escrever E o Vento Levou, visivelmente Mitchell usou as características de sua família para a criação dos personagens no livro.

Recém-casada, Margaret Mitchell desenvolveu um problema nas pernas que a fez ficar acamada em repouso absoluto. Por conta do tédio, seu marido John Marsh, jornalista e editor de uma revista, traz diariamente diversos livros para que ajudasse a passar o tempo. Exausto da maratona leva e traz, John a presenteia com uma máquina para que então escrevesse seu próprio livro. E assim começa o longo caminho de quase dez anos para a criação e publicação da história de Scarlett O’Hara. Lançado em junho de 1936, em outubro do mesmo ano já tinha vendido um milhão de cópias. Além do estrondoso sucesso literário, os direitos do livro foram vendidos e a história foi transformada em filme tendo os atores Vivien Leigh e Clark Gable como os personagens principais.
Pelo livro Margaret Mitchell ganhou o prêmio literário Pulitzer, e o filme de sucesso igualmente grande, é premiado com o Oscar em 1940, dentre outras categorias, como melhor filme.

Com os louros pelo livro e pela adaptação cinematográfica, Mitchell encerra a carreira de escritora e passa a se dedicar a atividades de filantropia.

De forma abrupta, ao atravessar uma rua próxima de sua residência, é atropelada e morre em 1949 em decorrência do acidente.

Fonte: www.infopedia.pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Para Anne Frank