Victor Hugo

Victor-Marie Hugo nascido em Besançon, França no dia 26 de fevereiro de 1802 e falecido em Paris no dia 22 de maio de 1885 foi um romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos de grande atuação política em seu país. Entre suas inúmeras publicações os maiores destaques são para Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame.

Nascendo, crescendo e vivendo em uma frança que passava por mudanças constantemente (entra Napoleão, sai Napoleão, entra monarquia, sai monarquia...), Victor Hugo desenvolve um senso crítico afiado e uma consciência social que dominaram suas publicações.

Precoce em seus escritos, com 20 anos publicou sua primeira coletânea de poesias, o que já lhe rendeu fama e sucesso. Em 1831 lança O Corcunda de Notre-Dame, um sucesso instantâneo que até hoje permanece como uma das maiores obras da literatura mundial e considerado o maior romance histórico de Victor Hugo.

Ironicamente Os Miseráveis, talvez o mais magnífico e popular de todos os escritos os seus escritos, quando lançado em 1862, não foi bem visto pela crítica literária. No entanto, o próprio Victos Hugo tinha noção da qualidade da história e esta mostrou-se popular junto às massas e logo os temas abordados estavam em destaque na Assembleia Nacional da França.
Envolvido em política toda a sua vida, Victor Hugo era um crítico das misérias humanas, denunciando a segregação social sempre que conseguia.

"A questão social perdura. Ela é terrível, mas é simples: é a questão dos que têm e dos que não têm!"

Fonte:
www.wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank