Isabel Allende

Autora chilena que ganhou reconhecimento mundial com o livro A Casa dos Espíritos publicado em 1982, Isabel Allende é sobrinha do presidente chileno Salvador Allende e considerada a mais famosa romancista contemporânea da América Latina.

Com o golpe militar em 1973, precisou abandonar o Chile e refugiar-se na Venezuela onde trabalhou como repórter e professora. Lá escreveu histórias infantis, além de algumas peças teatrais.

Recebeu conselho do poeta chileno Pablo Neruda para abandonar a profissão de repórter e seguir como escritora, porem não levou muito a sério a sugestão e somente anos depois foi transformar a ideia em realidade.

Dentre alguns de seus livros cito:

- De amor e de Sombra: sobre o encontro entre Irene, uma jovem da aristocracia chilena, e Francisco, filho de um professor anarquista. Sobre o amor ameaçado pela sombra da ditadura chilena de Augusto Pinochet.

- Paula: livro em homenagem a sua filha que internada muito doente, permanece meses em coma irreversível. Uma autobiografia para a filha "para que quando desperte do coma conheça sua história e de sua mãe".

- Inês de Minha Alma: História de Inés Suárez (1507-1580), uma jovem e humilde costureira que embarca da Europa ao Novo Mundo em busca de seu marido, que desapareceu e acaba se tornando um dos principais nomes da conquista do Chile.

Fontes
www.isabelallende.com 
educacao.uol.com.br/biografias/isabel-allende

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank