Gustave Flaubert

Escritor francês nascido em 1821 e um dos principais representantes do Realismo (movimento literário que surge como resposta ao artificialismo do Neoclassicismo e ao sentimentalismo exacerbado do Romantismo). Sua principal obra foi Madame Bovary que demonstra bem sua característica literária. Na época em que foi escrito, chocou pela forma como trata o adultério e o suicídio, levando inclusive a um processo por ofensa moral e a religião. Com a publicidade por conta desse processo, o livro vira febre entre a população. “Madame Bovary sou eu”, disse o escritor na época.

Flaubert era profundo em suas análises psicológicas e suas percepções sobre o comportamento social são acidamente realistas. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo. Era perfeccionista, demorava em média 5 anos para escrever um romance, pois dizia que precisava sempre utilizar “a palavra certa”.

Seus últimos anos são marcados por dificuldades financeiras e morre, provavelmente de AVC, em 1880. É sepultado no Cemitério Monumental de Ruão na presença daqueles que o reconheciam como seu mestre: Émile Zola, Alphonse Daudet, Edmond de Goncourt, Théodore de Banville e Guy de Maupassant.

- “Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.”- Gustave Flaubert

Fonte:
www.suapesquisa.com/biografias
www.wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank