Michael Ende

Michael Ende, foi um escritor alemão nascido em Garmisch-Partenkirchen no ano de 1929 e falecido em 1995. Seus livros são pautados em fantasias fantásticas (no sentido denotativo e conotativo da palavra) e trazem ensinamentos profundos sobre a moral e o intelecto humano.

Filho de um pintor com visões artísticas voltadas ao surrealismo, sua infância foi recheada dessas imagens e ideais que ajudaram a definir sua personalidade de escritor. Suas novelas, histórias e poemas tinham como principal preocupação oferecer experiências e sugestões para novas perspectivas sobre mundo.

Dentre seus vários livros, cito dois: A História sem Fim de 1979 (resenha aqui no IG) que virou filme em 1984 (apesar das diferenças um belíssimo filme) e Momo que inicialmente no Brasil foi lançado como Manu, a Menina que Sabia Ouvir. Assim como em A História sem Fim, a mensagem via metáforas é espetacular.  Trata-se da história de uma órfã chamada Momo que possui uma capacidade extraordinária de ouvir. De forma poética  apresenta uma crítica ao consumismo mostrando o perigo de ser seduzido pelos interesses das empresas que tem o poder suficiente para influenciar o estilo de vida das pessoas.

Michael Ende dizia passar a vida contra a insignificância do mundo. O Nada que ameaça Fantasia em A História sem Fim, ele percebia como uma ameaça muito real para a nossa sociedade. E acreditava que arte e literatura poderiam salvar o mundo.

Uma autor genial, brilhante.  Fantástico como sua fantasia.

Fonte: www.michaelende.de

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank