O Misterioso Caso de Styles


O Misterioso Caso de Styles conta com a primeira aparição do famoso detetive Hercule Poirot, criado por Agatha Christie e participante de mais de 30 livros da autora. As características marcantes dele, como o compulsão por ordem, já estão presentes no livro, mas com base nos outros, percebe-se que Christie foi aperfeiçoando Poirot com o passar dos livros.

Assim como Poirot, a autora também nos apresenta seu amigo Hastings, que igualmente aparece em inúmeros romances e acompanha o detive em suas investigações. Nesta história, que se passa durante a segunda guerra mundial, o detetive está com alguns amigos refugiados da Bélgica, em uma cidadezinha da Inglaterra e é chamado para investigar a morte de senhora rica.

O enredo, como nos demais livros de Agatha Christie, trata-se um assassinato que é um mistério e precisa de investigação. O “problema” de ler muitos livros dela é que a nos acostumamos com a questão: aquela pessoa que parece ser a culpada, a gente já sabe que não é. E mesmo achando que “sabemos” ela vai e nos surpreende. É justamente essa a grande qualidade da escritora. Fazer-nos achar que sabe e no fim, não sabíamos de nada. Sim, os mistérios podem ser semelhantes, mas ela consegue nos envolver na história e fazer no nosso cérebro a sequência: a certeza de um determinado personagem ser o culpado; um final inesperado com um encaixar de peças simples; você se perguntando como não percebeu antes.

Enfim, sou suspeita pois sou fã declarada de A.C a muitos anos. Os livros dela me despertam um prazer maravilhoso ao lê-los, e esta primeira aparição de Poirot, me encantou como sempre.

Autora: Agatha Christie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank