Sobre O Palácio de Inverno


O Palácio de Inverno (em russo: Зимний дворец) foi residência oficial do Império Russo do século 18 ao 20. Localizado no centro de São Petersburgo, esse antigo edifício agora faz parte do complexo do Museu Hermitage. Foi construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos e suas famílias. Catarina, a Grande, foi a primeira czarina a ocupá-lo e o ultimo foi Nicolau II. Ultimo Imperador e Autocrata de Todas as Rússias, o último Czar. Depois da Revolução de Fevereiro na Rússia, o Palácio de Inverno foi quartel-general do Governo Provisório da Rússia (1917).

Czar Nicolau II foi o último imperador da Rússia. Seu reinado durou de 1894 até 15 de março de 1917, quando abdicou e, juntamente com sua família, foi preso primeiro no Palácio de Alexandre em Tsarskoye Selo, depois na Casa do Governador em Tobolsk e finalmente na Casa Ipatievem, Ecaterimburgo. O último imperador da dinastia Romanov acabou sendo executado pelos bolcheviques em Ecaterimburgo, ao lado da esposa Aleksandra e dos filhos Maria, Olga, Tatiana, Anastasia e Aleksêi, na noite de 16 para 17 julho de 1918.

Diversos pontos de insatisfação do povo Russo (economia basicamente agrícola, classe trabalhadora sem direitos, 80% da população formada por camponeses em condições miseráveis, derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904), a entrada do Império Russo na 1ª Guerra Mundial) culminaria com o destaque de grupos como os bolcheviques e os sovietes que se organizariam de forma a combater e tomar o poder.

Em fevereiro de 1917 o czar abdicou e em seu lugar assumiu um Governo Provisório, inspirado no modelo liberal europeu, mas não atendeu a principal reivindicação popular: a retirada da Rússia da guerra. Poucas semanas depois, Lênin (líder dos bolcheviques) chegou do exílio à Rússia, e iniciou uma campanha a favor da saída da Rússia da guerra e da reforma agrária, defendendo uma aliança do partido aos sovietes. Os slogans de seus discursos eram: “Paz, pão e terra” e “Todo poder aos sovietes!”.

Em outubro de 1917 a Guarda Vermelha, com apoio de operários, camponeses e soldados, depôs o Governo Provisório, aclamando Lênin como líder do primeiro Estado socialista da História.

Nesse Palácio gigantesco, com esse Czar perdido em problemas, no início do desenrolar desse campo minado, o livro discorre sua história.

Fontes:
www.suapesquisa.com/quemfoi/czar_nicolau
www.pt.wikipedia.org
www.guiadoestudante.abril.com.br/estudo/revolucao-russa-1917

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank